São vários os exames que são realizados na urina, portanto, deverá seguir as pontuações para cada tipo de exame específico.
Urina Rotina, Urocultura e demais exames realizados no jato médio de urina
Crianças
Não possui horário específico para coleta, nem se faz necessária retenção urinária.
Crianças que utilizam fraldas o ideal é que o responsável leve-a até o laboratório para que as Analistas de Laboratório façam a assepsia e coloquem o coletor infantil. No caso de não ser possível fazer o procedimento no laboratório, a mãe será instruída para que faça o processo em casa.
Caso a criança não colha dentro de 40 minutos ou no máximo 1 hora, o processo de assepsia deve ser repetido e um novo coletor colocado, assim sucessivamente até a obtenção da amostra que depois de colhida deve ser entregue ao Laboratório imediatamente, caso não possa fazê-lo, mantenha a urina em geladeira por no máximo 30 minutos e traga-a o mais rápido possível ao laboratório.
Para crianças que não utilizam fralda o processo de assepsia deve ser realizado conforme orientação à cima e logo após a mesma deverá urinar no coletor convencional com tampa rosqueáveL. Entregar a amostra ao laboratório imediatamente, caso não possa fazê-lo, mantenha a urina em geladeira por no máximo 30 minutos e traga-a o mais rápido possível ao laboratório;
Adultos
Após levantar-se, realizar higiene pessoal com água e sabonete, enxaguar bastante e secar com toalha limpa (que não tenha sido usada anteriormente); Começar a urinar no vaso sanitário para desprezar o primeiro jato de urina. Em seguida, colher a urina no frasco até completar sua metade; Não colocar a parte interna da tampa em contato com a pia, vaso sanitário e mãos; Não encostar o frasco nas genitais; Se não for possível coletar a primeira urina da manhã, fique com a urina retida por 2 horas ou retenha a urina o máximo possível, então proceda como descrito acima. Informe ao laboratório o tempo de retenção urinária; Entregar a amostra ao laboratório imediatamente, caso não possa fazê-lo, mantenha a urina em geladeira por no máximo 30 minutos e traga-a o mais rápido possível ao laboratório; Não transportar a urina em locais/superfícies que tenham contato com o sol;
Urinas Especiais (urina de 24 horas)
Não colocar a parte interna da tampa em contato com a pia, vaso sanitário e mãos; Não encostar o frasco nas genitais; Após colhida a primeira amostra o cliente deve sinalizar com o número 1 no coletor, identificando que é a primeira amostra, tampar e refrigerar; Depois de duas horas exatas colher a segunda amostra seguindo os passos à cima; Sinalizar o coletor da segunda amostra com o número 2, feito isso entregar as amostras imediatamente ao laboratório. Não transportar a urina em locais/superfícies que tenham contato com o sol;
Dimorfismo Eritrocitário
Para a realização desse exame faz se necessário colher 2 amostras de urina com intervalo de 2 horas (sendo o ideal a primeira e a segunda urina do dia).
Após levantar-se fazer a coleta em um coletor convencional de tampa rosqueável, não se faz necessária higienização nem se pode desprezar o primeiro jato de urina. Não colocar a parte interna da tampa em contato com a pia, vaso sanitário e mãos; Não encostar o frasco nas genitais; Entregar a amostra ao laboratório imediatamente, caso não possa fazê-lo, mantenha a urina em geladeira por no máximo 30 minutos e traga-a o mais rápido possível ao laboratório; Não transportar a urina em locais/superfícies que tenham contato com o sol;
Exceções:
Para exames toxicológicos como maconha e cocaína, a coleta segue os procedimentos à cima, mas só pode ser realizado no laboratório por se tratar de uma coleta assistida, ou seja, o ato da coleta tem que ser acompanhado por um analista ou técnico de laboratório.
PCR para Clamídia, Citologia e demais exames realizados no primeiro jato de urina
O ideal é realizar a coleta ao levantar ou após no mínimo duas horas de retenção.
Fazer a coleta em um coletor convencional de tampa rosqueável, não se faz necessária higienização nem se pode desprezar o primeiro jato de urina.